Polos
Norte
UFAM Manaus
O curso tem como objetivo criar profissionais que possam contribuir para as demandas industriais, sociais e ambientais da região, preparando-os para que sejam capazes de formular e elaborar estudos e pesquisas científicas em biotecnologia no setor agrícola, de saúde, e relativo à microbiologia, biologia molecular, engenharia genética, biossegurança e bioinformática, destacando a característica multidisciplinar do curso.
O curso é tecnológico, então ao final desse período, o profissional formado será um biotecnologista que estará apto a atuar no desenvolvimento de processos e produtos que garantam maior economia, eficácia e competitividade, quer em atividades agrícolas, agroindustriais ou ambientais.
UFT
O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT é uma bioengenharia, tem como objetivo formar profissionais completos, com conhecimento dos conceitos das Ciências Exatas e das Ciências Biológicas. Capazes de atuarem em diversas áreas, como saúde, energia, alimentos, agricultura e processos industriais. O curso também proporciona uma formação consciente quanto a administração e economia, com o intuito de capacitar o acadêmico a abrir seu futuro negocio.
Nordeste
UFBA - Salvador
O curso de biotecnologia da UFBA tem como objetivo formar profissional generalista com base sólida de conhecimentos científicos, dotado de consciência ética e política, com visão crítica, global e consciente do seu papel transformador na conjuntura econômica, social, política e cultural da região e do Brasil.
O profissional é capaz de aplicar de forma autônoma os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, relacionados à biotecnologia e produzir, aprimorar e divulgar processos e produtos biotecnológicos.


UFBA - Vitória da Conquista
O curso de Biotecnologia de Vitória da Conquista possui uma estrutura curricular de base científica e tecnológica que tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em diversos campos da biotecnologia. Os conhecimentos ligados às áreas da biotecnologia estão presentes desde o primeiro semestre, terminando com um foco em empreendedorismo ao fim do curso, o que permite capacitar o aluno aos desafios do mercado de trabalho.
O curso também possui projetos de extensão e empresa júnior, que complementam a formação acadêmica formal.


UFPB
O curso visa formar profissionais capazes de desenvolver, executar e supervisionar pesquisas, aplicações, produtos, processos e serviços nas áreas tecnológicas e das Ciências da Vida. Sendo, também, capacitados a aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores e no desenvolvimento biotecnológico do País.
O curso da UFPB tem enfoque nas áreas de saúde, indústria e agropecuária, e tem suporte do Laboratório de Biologia Celular e Molecular, que desenvolve pesquisas com investigações em metagenoma e termoestabilidade.


Centro-Oeste
UFG
O curso de Biotecnologia da UFG está vinculado ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, e visa formar um profissional com ênfase em Ciências da Saúde, de forma a diferenciar este bacharel para os desafios que a Biotecnologia apresenta nesse campo de atuação. O objetivo é formar o biotecnologista com conhecimentos sólidos em Ciências da Saúde, desenvolvimento e análise de processos moleculares e genéticos, produção de vacinas e kits diagnósticos, teste e desenvolvimento de biofármacos, e desenvolvimento em biotecnologia agroindustrial e ambiental. Possui uma formação abrangente que envolve também conhecimentos em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia, Epidemiologia, Bioinformática e Saúde Pública, entre outros.
Além disso, o curso oferece conhecimentos sobre Legislação em Biotecnologia, Patentes, Propriedade Intelectual, Gestão e Empreendedorismo essenciais para o profissional atuar em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
UnB
O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília oferece o curso de graduação em Biotecnologia que tem como foco o treinamento nas disciplinas de Biologia Molecular, Bioquímica, Genética, Química de Proteínas, entre outras, bem como as de desenvolvimento tecnológico e inovação nesta área. O estudante, durante a sua formação, terá forte interação com o setor empresarial, por meio de visitas, estágios, e desenvolvimento de projetos em parceria com foco nos mercados nacional e internacional.
O curso propõe aos estudantes uma forte base teórica em disciplinas que darão sustentação à formação de profissionais nesta área, fornecendo a eles a possibilidade de continuidade da sua formação em nível de pós-graduação e a formação em gestão e inovação biotecnológica.
Sudeste
UFSCar
O curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no campus de São Carlos tem por objetivo formar profissionais capazes de propor e desenvolver pesquisas, processos, serviços e produtos inovadores no campo da Biotecnologia Moderna.
O biotecnologista formado possuirá conhecimentos sólidos em disciplinas das áreas de Genética, Bioquímica, Biologia Molecular e outras, determinando o perfil multidisciplinar do profissional.


UFSJ
O curso de Biotecnologia UFSJ possui o objetivo de uma formação profissional de estudantes capazes de aplicar e gerar conhecimentos científicos relacionados a competências do biotecnologista, bem como promover a construção ética, inovadora e criativa através de uma base teórica e prática multidisciplinar.
Neste contexto, o curso se encontra sediado no Campus Dom Bosco e é coordenado pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEPEB). Possui atividades extracurriculares como grupos de estudos e projetos de extensão com o objetivo de melhorar e aprofundar sua vida acadêmica. Portanto, se trata de uma formação interdisciplinar e humanizada de biotecnologistas.


UFU - Patos de Minas
O curso de Biotecnologia em Patos de Minas, apresenta uma estrutura curricular ampla, dividida em componentes curriculares básicos, específicos e complementares, e possui ênfase na área da Genética com muitas disciplinas dedicadas ao estudo desse tema e suas aplicações em pesquisas, produtos e em serviços.
O curso também possui projetos de extensão e empresa júnior, que proporcionam experiências de gestão de tempo, pessoas e projetos como um aprendizado complementar antes de ingressar no mercado de trabalho.


UFU - Uberlândia
O curso foi elaborado de forma a proporcionar, além de uma formação sólida nas áreas básicas relacionadas à química, matemática, física e biologia, também uma formação abrangente que envolva conhecimentos de processos industriais em larga escala, bioinformática, gerenciamento, ecologia, entre outros.
O profissional formado pelo curso é capaz de propor, planejar, desenvolver, executar e divulgar pesquisas, processos, serviços e produtos inovadores no campo da Biotecnologia.


UNESP - Assis
O curso de Graduação em Engenharia Biotecnológica pretende formar recursos humanos qualificados tanto para o gerenciamento como também para o planejamento e execução de projetos biotecnológicos. Será um profissional apto a responder às rápidas transformações do conhecimento e do mundo, do surgimento de novas demandas da sociedade.
Espera-se do profissional formado em Engenharia Biotecnológica, que possa atender ao setor industrial e à pesquisa. Na indústria, ele desenvolverá projetos de engenharia que contemplem a elaboração de equipamentos, de fluxogramas, de montagem industrial, do balanço de massa, de energia e insumos, etc.


UNESP - Botucatu
A grade curricular do curso é voltada para a utilização industrial de processos biotecnológicos.
Ao final do curso, o Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, em função dos conhecimentos adquiridos, terá as habilidades necessárias para desenvolver projetos de pesquisa e atuar na inovação, produção, planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de processos.


UNIFESP
O ingresso para o Bacharelado em Biotecnologia na Universidade Federal de São Paulo campus São José dos Campos é anual e se dá pelo curso de Entrada Única que é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), um curso que visa desenvolver uma base sólida e interdisciplinar de conhecimentos nas áreas em: ciências naturais, matemática, informática e ciências humanas. Dessa forma, nos três primeiros anos os estudantes cursam o BCT, tendo no primeiro semestre unidades curriculares obrigatórias e, a partir do segundo, podem seguir a grade curricular do Bacharelado em Biotecnologia, que é oferecido em período integral.


USP
O aluno de Biotecnologia da Universidade de São Paulo irá estudar conteúdos de Biologia Molecular, Bioquímica, Engenharia Genética, Química, Microbiologia, Estatística e Computação, além de aprender sobre Empreendedorismo, inovação e resolução de problemas. Objetivando atuar nos seguintes eixos temáticos abordados durante a graduação: Técnico-científico, Meio Ambiente, Biomedicina, Humanidades e Tecnologia.
Ao ingressar no mercado de trabalho, poderá atuar em diversas áreas, por exemplo, procurando novas maneiras de garantir a sustentabilidade, desenvolvendo processos com microrganismos em escala Industrial, entre outros, desde a produção de alimentos até a criação de vacinas e remédios. Este profissional também poderá trabalhar com a legislação e consultoria em empresas privadas, e até mesmo criar seu próprio negócio, voltado para a área que mais se identifica, além de também ter a oportunidade de seguir carreira acadêmica.


UFABC
O aluno de Biotecnologia da Universidade de São Paulo irá estudar conteúdos de Biologia Molecular, Bioquímica, Engenharia Genética, Química, Microbiologia, Estatística e Computação, além de aprender sobre Empreendedorismo, inovação e resolução de problemas. Objetivando atuar nos seguintes eixos temáticos abordados durante a graduação: Técnico-científico, Meio Ambiente, Biomedicina, Humanidades e Tecnologia.
O Bacharelado em Biotecnologia da UFABC busca formar profissionais com uma visão multifacetada, que abrange conhecimentos inerentes às diversas disciplinas que compõem o curso, bem como os fundamentos que regem o desenvolvimento científico nessas áreas, e também os mecanismos necessários para transformar os resultados de pesquisas em produtos de inovação tecnológica, respeitando valores éticos, humanísticos e sociais.


Sul
PUC - PR
O curso de Biotecnologia com habilitação em bacharelado, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Campus Curitiba), tem a formação do fundamentada na multidisciplinaridade, em que os alunos dividem matérias com os cursos de Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia e Educação Física, bem como na avaliação por competências, que considera o aprendizado prático do aluno acima das notas. A carga de aulas práticas compartilha a mesma proporção de aulas teóricas ao longo do curso, formando profissionais capacitados para trabalhar de forma hábil, tanto individualmente quanto em equipe. O foco do curso é construído principalmente em duas grandes áreas, Saúde e Agronomia, devido ao mercado estadual ser mais desenvolvido nessas áreas. Contudo, conta com a possibilidade de aprimoramento em Ciência Animal, Bioinformática, Produção de Biocombustíveis, Produção de Cosméticos e Controle de qualidade, através de matérias eletivas.
UFGRS
O curso de Graduação em Biotecnologia da UFRGS apresenta ênfase em Biologia Molecular e Celular, Bioprocessos e Bioinformática. Os graduados no Curso de Biotecnologia terão oportunidades de trabalho em novas áreas como genômica, proteômica e metabolômica, bioinformática, transgênese de microrganismos, vegetais e animais, identificação e análise de organismos geneticamente modificados ou de seus derivados, análises de DNA para fins de estudos genéticos, taxonômicos, forenses ou analíticos, síntese e aplicação de novos polímeros biodegradáveis ou de origem biológica, produção de outros biomateriais para os mais diversos fins, biocombustíveis e a biorremediação de águas, solos, efluentes industriais e outros.
UNILA
O curso de Biotecnologia da UNILA está vinculado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) e possui o objetivo de formar um profissional multidisciplinar. Preza também pela multiculturalidade e plurilinguismo, contando com estudantes de vários países da América-Latina, que têm como idiomas nativos espanhol, guarani, francês e crioulo. Além disso, está localizado em Foz do Iguaçu-PR, possibilitando ao discente participar de diferentes atividades nos países vizinhos. O curso conta também com aulas ministradas no campus da UNILA no PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), sediado na Usina Hidrelétrica de Itaipu, possibilitando que o discente de Biotecnologia possa ter contato com o setor industrial da empresa, laboratórios de pesquisa, setor de direção e projetos de pesquisa.
UNIPAMPA
O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da UNIPAMPA tem como principal foco a formação de biotecnologistas para atuar nas áreas de empreendedorismo e produção de produtos e processos biotecnológicos. Sendo assim, a formação empreendedora pretende que o egresso possua a capacidade de identificar demandas anteriormente negligenciadas e propor empreendimento para saná-las. Já a formação de indivíduos competentes para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos é fundamental para o sucesso destes empreendimentos.