NÚCLEO'

NÚCLEO' o que é?

O Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia – NÚCLEO’ é um evento realizado pela LiNAbiotec que reúne estudantes das várias graduações em biotecnologia, engenharia de biotecnologia e bioprocessos, engenharia de bioprocessos, tecnológico em biotecnologia para discutir, promover e fortalecer a biotecnologia como ciência, área e profissão.

O NÚCLEO’ nasceu da necessidade de criar um evento que integrasse as biotecnologias pelo Brasil, seus estudantes e seus graduados. Durante os dias de evento, são oferecidos aos congressistas, conteúdos científicos de alto escalão, minicursos, maratonas, além da oportunidade de apresentar trabalhos e resumos científicos. O NÚCLEO’ também aborda as questões políticas relativas a biotecnologia, como nosso papel na sociedade brasileira, a valorização e a consolidação da identidade do profissional em biotecnologia, como discussões acerca do nosso currículo, caracteres da nossa graduação, como o símbolo e juramento.

O evento também age como esfera deliberativa máxima da LiNAbiotec, contando com a participação dos conselheiros e corpo social, direcionando os esforços na luta do profissional em biotecnologia e pela valorização da ciência.

Realizado anualmente, o NÚCLEO’ acontece geralmente no período entre semestres, em uma das universidades onde está instalado um Polo da LiNAbiotec.

NÚCLEO' 22

Que surpresas nos aguardam no NÚCLEO’22?

Fique atento que em breve terá mais informações sobre o próximo NÚCLEO.

Últimas Edições

NÚCLEO'21

Em um formato totalmente online, a sétima edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia, foi organizada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e ocorreu entre os dias 26 e 30 de julho de 2021. O evento promoveu palestras, minicursos e mesas redondas que tinham por objetivo expandir o conhecimento de acadêmicos e profissionais da biotecnologia. Além disso, o NÚCLEO’21 trouxe uma super maratona que abordou, exclusivamente, temáticas acerca das adversidades amazônicas. 

NÚCLEO'ON

Em um ano desafiador para a humanidade, a sexta edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia se reinventou em um novo modelo totalmente online, o NÚCLEO’on. O evento, que ocorreu dos dias 26 a 30 de outubro de 2020, contou com palestras, mesas redondas, minicursos, gincanas, bem como, com uma maratona interativa que visava expandir o conhecimento acerca das cores da biotecnologia e suas respectivas áreas.

NÚCLEO'19

A quinta edição do NÚCLEO’ aconteceu em Goiânia (GO), cidade conhecida como um grande centro de indústrias e agropecuária, entre os dias 25 a 31 de julho do ano de 2019. O evento reuniu minicursos, palestras e rodas de conversa de cunho científico, além de maratonas científicas como a “Be Tech” e a BioCare, as quais visavam estimular o empreendedorismo em biotecnologia e promover a solução de problemas na saúde do país.

NÚCLEO'18

Em 2018, na cidade de São Carlos (SP), ocorreu, entre os dias 26 de julho e 1 de agosto, a quarta edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia – NÚCLEO’. O evento contou com mesas redondas e minicursos voltados para o conhecimento de áreas específicas dentro da Biotecnologia, tais como agricultura, biotecnologia espacial e bioética, bem como, com palestras e espaços temáticos que promoveram importantes discussões acerca de assuntos como “mulheres na ciência” e  “biotecnologia no futuro”. 

NÚCLEO'17

O NÚCLEO’17, terceira edição do evento, aconteceu entre 27 de julho a 02 de agosto, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador – BA. Foi um evento repleto de atividades científicas e de integração entre os participantes, como apresentação de trabalhos, minicursos, rodas de discussão, palestras, atividades esportivas e maratonas como o BioHackaton, a primeira maratona de Biologia Sintética da Bahia; e o BioBusiness, que buscava soluções para negócios inovadores em Biotecnologia. 

NÚCLEO'16

A segunda edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia (NÚCLEO’16) aconteceu em Brasília (DF), entre 15 a 21 de julho de 2016, na Universidade de Brasília – UnB. O evento contou com minicursos, rodas de conversa, workshops e palestras. Passos importantes na composição da identidade visual do curso, como a escolha do símbolo, cor e juramento que hoje representam o estudante e o profissional em Biotecnologia.

NÚCLEO'15

O I Encontro Nacional dos Estudantes de Biotecnologia aconteceu em Fortaleza – CE, na Universidade Federal do Ceará – UFC. O evento contou com uma programação envolvendo palestras, debates sobre a regulamentação da profissão do profissional em Biotecnologia no Brasil e outros assuntos importantes para os estudantes e profissionais da área, além de atividades para promover a integração entre os participantes do Encontro.