A humanidade sempre buscou fórmulas para a manutenção da beleza, desde o Egito Antigo (3000 a.C a 200 d. C) podemos ver relatos sobre os primeiros produtos cosméticos que complementam os rituais de beleza utilizados pela sociedade como sinal de riqueza e status. Naquela mesma época a Biotecnologia dava seus primeiros passos, a produção de vinho, vinagre, pão, cerveja e vários outros produtos são usados até os dias de hoje para exemplificar o início de tudo que sabemos. Produtos naturais como leite, mel, frutas, folhas, ceras e gorduras eram essenciais para a produção das fórmulas de beleza usadas naquela época, com isso podemos perceber que a Biotecnologia e a cosmetologia tiveram início juntas e se cruzam de várias maneiras.
Nos tempos atuais podemos ver que a Biotecnologia é peça fundamental para produção de cosméticos tanto no produto em si quanto nas embalagens mais ecológicas, pois a indústria busca meios de criar e produzir cosméticos mais sustentáveis sem deixar a desejar no quesito qualidade e eficácia. O uso de enzimas trouxe essa possibilidade, sendo o pioneiro na biotecnologia em cosméticos, já que tem o poder de agir na maioria das funções metabólicas dos seres vivos. Essas proteínas são retiradas muitas vezes dos produtos naturais que sempre foram usados para o intuito da cosmetologia, a diferença é que agora podemos potencializar os resultados extraindo de forma mais “pura” as enzimas que se deseja usar.
Como exemplo temos a Papaína, que é uma enzima extraída do mamão, que se trata de uma mistura complexa de enzimas proteolíticas e peroxidases, que provoca a degradação de proteínas. Tem ação esfoliante que ajuda na renovação celular ajudando a reduzir a espessura da camada mais externa da pele, produtos que contém papaína são chamados na indústria cosmética como esfoliante enzimático. Além das enzimas temos também os levedos, peptídeos, probióticos, polímeros, ácidos graxos, carotenoides, vitaminas e outros, quem tem o poder de ajudar nos cuidados da pele, cabelos e unhas e que podem cada vez mais ter seus benefícios aproveitados graças a biotecnologia.
A indústria dessa área tem grande espaço na economia mundial, já que mesmo com muitas mudanças na sociedade, o cuidado com a beleza nunca deixou de ser importante na vida das pessoas. A produção de produtos biotecnológicos em todo o mundo foi avaliada em U$ 1,61 bilhões em 2019, conforme o relatório de Mercado de Ingredientes Biotecnológicos de 2020, isso mostra o poder econômico dessa indústria e traz bons parâmetros para investimento no futuro, já que quase três anos depois desse relatório, nunca se esteve tão em alta a procura de cosméticos que ostentam a biotecnologia como fonte de inovação de novas fórmulas.
Com toda essa gama de matéria prima as possibilidades são imensas, podemos dizer que uma nova era de cosméticos está chegando graças à biotecnologia moderna que vem desenvolvendo cada vez mais não só a indústria de cosméticos, como também outras áreas da sociedade. a indústria dessa área tem grande espaço na economia mundial, já que mesmo com muitas mudanças na sociedade, o cuidado com a beleza nunca deixou de ser importante na vida das pessoas.
Referências:
- Profissão Biotec. Cosmeticos Sustentaveis – 12 exemplos de como a biotecnologia impacta beleza, 2016. Disponível em: https://profissaobiotec.com.br/cosmeticos-sustentaveis-12-exemplos-de-como-a-biotecnologia-impacta-beleza/. Acesso em: 28/09/2022
- Sallve. Papaína: você sabe o que essa enzima pode fazer pela sua pele? Disponível em: https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/papaina. Acesso em: 29/09/2022.
- Cleber Barros. A história dos cosmeticos, 2020. Disponível em: https://www.cleberbarros.com.br/a-historia-dos-cosmeticos/. Acesso em: 29/09/2022.
- Bioblog. Biotecnologia na produção de cosmeticos, 2016. Disponível em: bioblog.com.br/biotecnologia-na-producao-de-cosmeticos/. Acesso em: 29/09/2022.