Tendências de Empreendedorismo em Biotecnologia

Sabemos que a biotecnologia é uma área multidisciplinar, podendo abranger várias tecnologias, sendo considerada bastante valiosa para o desenvolvimento de um país, tendo em vista a sua capacidade de inovação e desenvolvimento sustentável e possibilidade de ser empreendida em diversos negócios.

Dentro da vasta possibilidade de empreendimento em biotecnologia percebe-se, nos últimos anos, uma crescente em algumas áreas de atuação. Não ao acaso, Steve Jobs, em uma de suas afirmações, mencionou que a biotecnologia seria um ramo bastante aplicado no século XXI. É sobre isso que iremos abordar na nossa matéria de hoje! Quais têm sido as tendências de empreendimento em biotecnologia ultimamente?

As áreas de atuação da biotecnologia em alta:

Na renomada revista Forbes, foi publicada uma matéria em 08 de dezembro de 2021 abordando as “5 tendências da biotecnologia em 2022”. Essas tendências são incluídas nas 4 grandes áreas da biotecnologia (saúde, indústria, agropecuária e meio ambiente).

Medicina personalizada

Um setor bastante em alta é o da biotecnologia aplicada à saúde. Nisso entra a medicina personalizada, que seria uma maneira de criar medicamentos ou de realizar tratamentos sob medida para cada indivíduo usando o DNA. Segundo o autor da matéria da revista Forbes: “Tradicionalmente, os medicamentos foram criados em uma base “de tamanho único” e os ensaios são usados para estabelecer quais formulações são mais benéficas para o segmento mais amplo da sociedade. […] Entender o papel do DNA em nossa saúde e a capacidade do nosso corpo de combater doenças, torna mais simples prever segmentos da população onde a doença pode ocorrer, fazer melhores diagnósticos e criar tratamentos melhor direcionados, dependendo de fatores genéticos individuais.”

No setor privado brasileiro, no que se relaciona a criação de startups, é apresentado um grande investimento na área. Segundo uma publicação da revista Veja Saúde em 05 de setembro de 2021, o “uso da genética na prescrição médica” também foi considerada área da biotecnologia bastante em alta e promissora.

Tecnologia para testes farmacêuticos mais rápidos e aprovação de medicamentos

Dado o cenário da pandemia da Covid-19, percebeu-se um grande esforço em realizar testes clínicos em larga escala e em aprovar medicamentos. Normalmente, para desenvolver, testar e aprovar novos produtos farmacêuticos são necessários 10 anos ou mais. A matéria da revista ressalta que “Os dados da biotecnologia estão sendo usados ​​para acelerar esse processo, permitindo simulações de interações entre medicamentos e o corpo humano, em vez de depender de testes em humanos, caros e demorados”. O texto acaba por revelar um aspecto bastante otimista ao considerar a substituição total de pessoas em testes clínicos, mas não deixa de ser uma excelente área de empreendimento, dado que não existe quase nenhuma concorrência e são escassas as startups nesse ramo aqui no Brasil, o que acaba por favorecer os investimentos.

Biotecnologia na produção de carnes artificiais

É inegável que o consumo de carnes no mundo é bastante elevado. Mas o que isso pode implicar futuramente?

Um estudo recente da Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que os países em desenvolvimento acrescentam cada vez mais carne animal em suas refeições, o Brasil é um desses países. A prática do consumo de carne implica em diversos processos e consequências negativas, principalmente com os impactos causados ao meio ambiente. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), somente a produção bovina equivale a pelo menos 18% das emissões de gases do efeito estufa, colaborando para o aumento do aquecimento global que vem sendo amplamente debatido nos últimos anos. Diante disso, torna-se uma solução viável a adoção de dietas alternativas.

Segundo o autor da matéria publicada pela revista Forbes “A carne cultivada em laboratório tem o potencial de reduzir enormemente a quantidade de energia, terra e água utilizada pela indústria pecuária – bem como as emissões de metano, que são reconhecidas como uma das principais causas das alterações climáticas!”

No Brasil, país de maior produção bovina do mundo segundo a Embrapa, o cenário empreendedor para a produção de carne artificial ainda se mostra bastante tímido devido o mercado ser bastante tradicional e fechado. Talvez por isso, seja necessário que a biotecnologia apareça como uma opção. O fato é que essa área apresenta uma forte tendência nos últimos anos, sendo um ótimo ramo de empreendimento.

Biotecnologia e Agronegócio

A biotecnologia agrícola oferece uma série de técnicas e ferramentas para modificar plantas, animais e microrganismos. O principal objetivo é gerar soluções para o setor agrícola visando ter um maior desenvolvimento econômico e sustentabilidade. No contexto atual, considerando a crescente crise alimentar global, torna-se interessante a criação de empresas de biotecnologia que atuem no desenvolvimento de culturas que proporcionem melhores rendimentos, que sejam mais resistentes a pragas e doenças, no cultivo de alimentos mais ricos em nutrientes e  evitem o  uso de agrotóxicos, agricultura urbana, dentre outros. Na matéria da revista Forbes é citado um exemplo de uma startup criada nesse setor, a britânica Tropic Biosciences, que desenvolveu o grão de café sem cafeína. Esse grão seria capaz de evitar um processo de descafeinação caro e poluente.

Investir em biotecnologia agrícola no Brasil tem sido bastante vantajoso, tendo em vista que o país apresenta uma enorme atividade no agronegócio. Segundo o CNA Brasil, em 2020, o país teve uma contribuição da agricultura de 26,6% no PIB. É sem dúvida um cenário bastante otimista para o biotecnologista empreender, pois existe um investimento elevado no setor.

Biotecnologia e Meio Ambiente

A biotecnologia dispõe de vários benefícios ao meio ambiente, como: o tratamento de efluentes, biorremediação, tornar plantas resistentes a doenças, produção de biocombustíveis, a criação organismos biológicos especificamente projetados para degradar plásticos ou mesmo para a produção de novos bioplásticos biodegradáveis, todos são exemplos de ações que podem ser adotadas pelos profissionais em biotecnologia nos novos empreendimentos no setor ambiental. Por existir, nos últimos anos, uma alta preocupação em reduzir o aquecimento global e diminuir o impacto ambiental, empreendimentos em biotecnologia ambiental se mostram cada vez mais em ascensão. No Brasil são inúmeras as startups na área, as chamadas greentechs”, o que prova que investir em sustentabilidade é sim lucrativo.

Quer saber mais sobre a biotecnologia como profissão e ciência? Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec.

Escrito por Levi Araújo, revisado por Hector Castro e com artes de Alana Mara.

Referências

MARR, Bernard. The 5 Biggest Biotech Trends In 2022. Forbes, 2021. Disponível em: The 5 Biggest Biotech Trends In 2022 (forbes.com). Acesso em: 13 de ago. de 2022.

TENORIO, Goretti. O Brasil no mapa das startups de saúde mais promissoras. Veja Saúde, 2021. Disponível em: O Brasil no mapa das startups de saúde mais promissoras | Veja Saúde (abril.com.br). Acesso em: 13 de agosto de 2022.

DESENVOLVIMENTO, Eco. Quais as consequências do consumo excessivo de carne para o mundo?. Terra, dez 2013. Disponível em: Quais as consequências do consumo excessivo de carne para o mundo? (terra.com.br). Acesso em: 13 de agosto de 2022.

SIQUEIRA PINTO, Maísa. Biotecnologia agrícola e o futuro da agricultura – Parte I. Profissãobiotec agosto de 2020. Disponível em: Biotecnologia agrícola e o futuro da agricultura – Parte I – Profissão Biotec (profissaobiotec.com.br). Acesso em: 13 de agosto de 2022.

EMBRAPA. O Agro no Brasil e no mundo: Uma síntese do período de 2000 a 2020, fevereiro de 2021. Disponível em: Apresentação do PowerPoint (embrapa.br). Acesso em 13 de agosto de 2022.

CNA. PIB do Agronegócio alcança participação de 26,6% no PIB brasileiro em 2020, março de 2021. Disponível em: PIB do Agronegócio alcança participação de 26,6% no PIB brasileiro em 2020 | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) (cnabrasil.org.br). Acesso em 13 de agosto de 2022.

MARCILON, Ianah. Biotecnologia: Carreira e Mercado de Trabalho. LiNAbiotec, abril de 2022. Disponível em: Biotecnologia: Carreira e Mercado de Trabalho – LiNAbiotec. Acesso em 13 de agosto de 2022.

PESSAMENTO VERDE. Os benefícios da biotecnologia para o meio ambiente. Pensamento verde, 31 de outubro de 2013. Disponível em: Os benefícios da biotecnologia para o meio ambiente – Pensamento Verde. Acesso em 13 de agosto de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *