Fotografia Científica

A fotografia científica nada mais é do que a captura de imagens de objetos e seres vivos muito pequenos, que são difíceis de serem enxergados a olho nu.

O principal objetivo da fotografia científica é usar as lentes especiais para aproximar a ciência da sociedade, colocando em evidência elementos científicos à nossa volta, os quais as pessoas acreditam ser complicadas de entender, ou seja, ela possui um princípio mais didático e educativo do que artístico.

Tipos de Fotografia Científica

Fotografia com microscópio:

A fotografia científica com microscópio, ou somente microfotografia, é a captura de uma foto extremamente pequena, ou seja, qualquer objeto ou ser vivo que só pode ser visto com o auxílio de microscópios.

Ela se baseia no registro de imagens ampliadas por meio do uso de lentes ópticas capazes de mostrar detalhes de estruturas que não são visíveis a olho nu, tal como microrganismos e células.

Macrofotografia:

A macrofotografia é a captura de pequenas coisas e, nelas, são perceptíveis os pequenos detalhes não visíveis na visão humana. No entanto, para que uma fotografia seja considerada macro, é preciso que ela possua uma proporção de 1:1 ou 10:1, quando os detalhes da imagem são ampliados em 10 vezes em relação ao real. Além disso, caso a foto possua uma proporção acima das mencionadas anteriormente, ela já é considerada uma microfotografia.

Fotografia da Flora:

Esse tipo de fotografia retrata florestas, plantas e seres inseridos na flora. A princípio, a fotografia da flora tinha como principal objetivo representar a flora de maneira fiel. Entretanto, atualmente, ela é muito importante para análises quantitativas e qualitativas das atividades do homem de maneira pontual. Ademais, através dessas fotos, é possível comparar e identificar mudanças ambientais em determinada área.

Termografia:

A termografia é um tipo de fotografia que possibilita o mapeamento do corpo ou de determinada região a fim de distinguir a temperatura de diferentes áreas. 
Esse método não mostra anormalidades anatômicas, mas destaca mudanças fisiológicas. Assim, é possível detectar pontos de aquecimento antes que eles possam causar algum tipo de problema. Além disso, esse tipo de fotografia trabalha com um aparelho altamente sensível a energias em forma de calor do corpo. Desse modo, o detector é capaz de converter essa energia em forma de imagem para que possa ocorrer a sua devida análise.

Astrofotografia:

A astrofotografia é o tipo de fotografia científica que estuda as estrelas, corpos celestes, planetas e outros componentes do espaço. Esses registros podem ocorrer tanto por meio de uma câmera DSLR, como por estudos e trabalhos realizados pela NASA 

Viu só como a fotografia científica está super envolvida no nosso dia a dia e é capaz tanto de ajudar em problemas ambientais e sociais, como de aproximar a sociedade de respostas acerca de questões científicas consideradas complexas?  
Quer saber mais sobre a biotecnologia como profissão e ciência? Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Alberto. (2019).O que é fotografia científica e como ela está presente nas nossas vidas. Disponível em: O que é fotografia científica e como ela está presente em nossas vidas (emania.com.br). Acesso em: 08 de março de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *