Antes de descobrirmos o que é um biorreceptor, é necessário conhecermos um pouco mais sobre os biossensores. Os biossensores, são reações químicas, ou biológicas, usados para o monitoramento de doenças, descoberta de medicamentos, detecção de poluentes, entre outras atividades. Eles são capazes de detectar a presença de uma determinada substância de interesse chamada analito. Por exemplo, para um biossensor programado para identificar glicose, a própria glicose é o analito. A molécula responsável por fazer essa detecção é conhecida como biorreceptor.
Os biorreceptores são, no geral, componentes biológicos que geram sinais, na forma de luz, calor, pH, carga ou mudança de massa, mediante uma interação com o analito, processo esse, denominado como biorreconhecimento. O biorreceptor, muitas vezes, possui forma única, a qual apresenta forte afinidade por uma molécula específica, encaixotando, assim, o analito alvo. Atualmente, os biorreceptores podem ser classificados como enzimas, anticorpos, DNA, entre outros. Veremos abaixo algumas dessas classes:
ANTICORPOS:

Os anticorpos quando utilizados como biorreceptores são capazes de detectar antígenos, objetos desconhecidos que fixam-se no local de ligação dos anticorpos. O corpo produz novos anticorpos cada vez que um novo objeto entra.
ENZIMAS:

As enzimas como biorreceptores possuem locais seletivos de ligação, os quais aceitam somente um substrato para manipular. Além disso, elas também mudam temporariamente de forma enquanto estão presas ao analito, fazendo, assim, com que o substrato se torne um produto e seja facilmente detectado.
ÁCIDOS NUCLEICOS:

Os ácidos nucleicos são formados por quatro tipos de nucleotídeos diferentes, entretanto, compõem o código genético de todos os seres vivos e, com isso, tornam-se importantes biorreceptores, uma vez que existem inúmeras diferenças genéticas de uma fita de DNA, para outra.
PARTES CELULARES:

Tendo em vista que a célula e vários microrganismos, tais como as bactérias, reagem à poluição, as partes celulares podem ser utilizadas para detectar substâncias tóxicas.
Os biossensores/biorreceptores são uma tecnologia promissora para as áreas da saúde, alimentos, meio ambiente e outras, visto que estão, cada vez mais, inseridos em procedimentos cotidianos desses diferentes ramos.
Quer saber mais sobre a biotecnologia como profissão e ciência? Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec.
Escrito por Ianah Marcilon, revisado por Hector Castro Girão e com artes de Jessyca Christinne.
REFERÊNCIAS
The Bioreceptor. Preethi Bhat Synthetic Biology, 2015. Disponível em: BIORECEPTOR | biosensors (preethisiribhat.wixsite.com). Acesso em: 01 de fev. de 2022.
ESTRELA, Pedro. Introduction to Biosensors. 30 de Junho de 2016. Disponível em: Introduction to biosensors (nih.gov). Acesso em: 01 de fev. de 2022.