Biotec pelo mundo: América

Que a Biotecnologia é uma área extremamente ampla vocês já sabem né? Que tal saber um pouco mais como é a biotec mundo afora? Começa agora uma série de matérias intitulada “Biotec pelo mundo”, na qual será mostrado como a Biotecnologia é vista ao redor do mundo. Para iniciar, vamos falar sobre a Biotecnologia na América.

A América é um vasto continente subdividido em três: América do Norte, América Central e América do Sul, sendo o México, os países da América Central e América do Sul considerados América Latina.

América do Norte

A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México, e abrange também a Groenlândia, que é um território Dinamarquês.

Em 2014, o Canadá era líder mundial em Biotecnologia. O país conta com excelentes redes de pesquisa, tais como hospitais, universidades, empresas privadas e laboratórios governamentais. Nos últimos 20 anos, contados até 2014, o crescimento de empresas de biotecnologia foi 77,2%.

Já os Estados Unidos são líder mundial tanto em número de variedades quanto de áreas cultivadas de organismos geneticamente modificados (OGMs). Suas principais produções são: milho, soja, algodão, alfafa, colza, beterraba, batata, papaia, abóbora e maçãs. Os EUA também são líderes mundiais em registros de Propriedades Intelectuais em inovação desde a segunda metade do século XX!

O México é um país em desenvolvimento, diferentemente dos EUA e Canadá que são grandes potências mundiais. Por isso, a Biotecnologia  é um setor incipiente no país. Entretanto, possui um potencial grande para desenvolver a área. 

O país possui uma rede de instituições com programas de pesquisa e educação em Biotecnologia e uma base de talentos humanos com pesquisadores e profissionais especializados. De acordo com ProMexico (2016), existem 260 universidades nas quais 190 oferecem programas de graduação em áreas de Biotecnologia e ainda 90 instituições oferecem programas de pós-graduação.

América do Sul

A América do Sul é um subcontinente formado por 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Dentre os países pertencentes à América do Sul, poucos se destacam no campo da Biotecnologia, ainda assim há países que investem em diversos setores desta área.

Dentre os destaques da Biotecnologia na América do Sul está a criação do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO), uma colaboração entre Brasil, Argentina e Uruguai, que visa o desenvolvimento de pesquisas e a formação de profissionais na área de Biotecnologia.

Na América do Sul, o Brasil se destaca bastante na Biotecnologia por possuir centros de pesquisa voltados para a saúde humana e animal e para a agropecuária. O país também é reconhecido pela pesquisa e investimento na área industrial, particularmente para a produção de biocombustíveis.

O Chile é outro país que possui avanços na Biotecnologia, focando-se principalmente em pesquisas relacionadas à saúde humana e à agricultura. Mas o país também investe em sustentabilidade! Cientistas de várias universidades chilenas formaram o Grupo de Biotecnologia e Sustentabilidade Alimentar para o desenvolvimento e para a análise estratégica da biotecnologia no contexto do melhoramento genético vegetal no Chile. O grupo analisa tendências globais, regulamentações e oportunidades que favoreçam a modernização, a inovação e a competitividade da produção chilenas. 

Quer saber mais sobre a Biotecnologia pelo mundo? Então fique ligado e não perca as próximas matérias! Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec.

Escrito por Letícia Sousa Cabral e Pedro Henrique e revisado por Isabelle Mendes Langsdorff, com artes de Maria Victória Benites Rodrigues.

REFERÊNCIA

Profissões Regulamentadas: Biotecnologia. [S. l.], 14 abr. 2014. Disponível em: <https://www.immi-canada.com/profisses-regulamentadas-biotecnologia/> Acesso em: 11 de nov. de 2021.

FREITAS, Eduardo de. “América do Norte”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-norte.htm> Acesso em 11 de nov. de 2021.

OGM | Mapa mundial das culturas geneticamente modificadas. [S. l.], 2 fev. 2021. Disponível em: <https://www.agroportal.pt/ogm-mapa-mundial-das-culturas-geneticamente-modificadas/>Acesso em: 11 de nov. de 2021.

BIOTECNOLOGIA pelo mundo: México. [S. l.], 9 fev. 2021. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/biotec-pelo-mundo-mexico/> Acesso em: 11 de nov. de 2021.

Criado Centro Latino-Americano de Biotecnologia [S. l.], 18 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/12/criado-centro-latino-americano-de-biotecnologia/> Acesso em: 11 de nov. de 2021.

Biotecnologia no Brasil e no mundo: uma visão estratégica. [S. l.]. Disponível em: <https://sites.usp.br/biotec-each/biotecnologia-no-brasil/> Acesso em: 12 de nov. de 2021.

Chilenos criam grupo de biotecnologia e sustentabilidade. [S. I.] Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/noticias/chilenos-criam-grupo-de-biotecnologia-e-sustentabilidade_454255.html> Acesso em: 13 de nov. de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *