Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 tópicos estabelecidos para melhoria à nível global. Interconectados, propõem ações de desenvolvimento social e econômico, tais como a erradicação da pobreza, busca pela equidade social e estabelecimento de direitos plenos aos indivíduos, entre eles, saúde, educação, igualdade de gênero e justiça social. Além disso, estabelecem propostas de proteção ao meio ambiente, na tentativa de conter as mudanças climáticas.
Herdeiros dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançados pela ONU em 2000 na tentativa de reduzir a pobreza extrema em um prazo de 15 anos, as metas de desenvolvimento sustentável surgem em 25 de setembro de 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas como uma proposta de ação mais abrangente e ambiciosa, fazendo parte da Agenda 2030, projeto que estabelece um plano de ações em prol da sociedade, do planeta e da prosperidade e tem como meta a realização de todos os seus tópicos até o ano de 2030.
Uma vez que a biotecnologia é a área da ciência que se utiliza de processos biológicos, realizando a manipulação de organismos vivos ou seus fragmentos na criação de novas tecnologias, é possível contar com novas soluções para o combate às questões que impedem o desenvolvimento sustentável do planeta.
Dos 17 objetivos que compõem o projeto de desenvolvimento sustentável, 9 são considerados dentro do campo de ação da Biotecnologia, é nítido que temos um grande papel a cumprir para concluir as metas estabelecidas até 2030. O grande desafio é como nós profissionais em Biotecnologia, podemos contribuir na conclusão desse projeto? Para responder essa pergunta devemos entender como podemos atuar em cada objetivo.
Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Promover técnicas que resultem em alimentos mais nutritivos, com grande produtividade, resistência a mudanças climáticas extremas e resistência a pragas. A biotecnologia verde é a área que mais atua na aplicação de novas técnicas de desenvolvimento da agricultura.
Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar.
Assegurar uma vida saudável e promover bem-estar para todos, em todas as idades. Com o desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas e pesquisa para doenças que ainda não se tem a cura. A biotecnologia vermelha representa a área da saúde e tudo que tem nela.
Objetivo 4 – Educação de Qualidade.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos. Não só a biotecnologia, mas todas as áreas do conhecimento podem gerar pesquisas, projetos, e materiais de qualidade com o propósito de ensinar não só estudantes como toda a comunidade.
Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento.
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Diminuir a poluição através de resíduos químicos ou orgânicos das águas e desenvolver novas alternativas para o tratamento de água residual. A biotecnologia cinza é a área que promove os cuidados com poluentes e a preservação do meio ambiente.
Objetivo 7 – Energia Acessível e Limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Desenvolvimentos das técnicas de energias renováveis já existentes e produção de energia através de fontes biológicas e desenvolvimento de mais pesquisas relacionadas a novas técnicas para produzir energia limpa.
Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Construir infra estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Melhorar a indústria como um todo, através de novas técnicas de produção de produtos biotecnológicos, promover inovação e a promoção de um bom ambiente de trabalho. A Biotecnologia Branca é a área que representa a indústria e o uso de organismos vivos em larga escala.
Objetivo 14 – Vida na Água.
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Desenvolver meios de proteger a vida marinha, produção de medicamentos, desenvolvimento de alimentos e expansão do conhecimento científico sobre tecnologia marinha. A biotecnologia azul representa os estudos que utilizam organismos marítimos para criação de novas tecnologias.
Objetivo 15 – Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda. Promover pesquisas sobre a biodiversidade presente na terra, a fim de desenvolver novas tecnologias.
Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Promover a informação e o desenvolvimento de novas tecnologias que sejam seguras e benéficas para o meio ambiente e para saúde de todos. A biotecnologia roxa é a área que cuida das propriedades intelectuais e representa as patentes e publicações.
Quer saber mais sobre a biotecnologia como profissão e ciência? Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec
Escrito por Beatriz de Oliveira e Gabriela Vieira; Revisado por Gustavo De Figueiredo; Arte por Gabriel Martins Pinheiro.
Referências
Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations Department of Economic and Social AffairsSustainable Development, 25 de set. de 2015. Disponível em: <https://sdgs.un.org/2030agenda>. Acesso em: 31 de out. de 2021.
Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil, 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 31 de outubro de 2021.
GOVERNO BRASILEIRO. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Página Inicial. Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br>. Acesso em: 31 de out. de 2021.
VIDEIRA,Natália. Cores da Biotecnologia. Profissão Biotec,24 de jun. de 2021. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/cores-da-biotecnologia/>. Acesso em: 31 de out. de 2021.
RAU,Mariana Ritter. A biotecnologia nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Profissão Biotec, 23 de jan. de 2018. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/biotecnologia-nos-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/>. Acesso em: 31 de out. de 2021.