Bioeconomia: o que é e sua relação com a biotecnologia

Sediado pela primeira vez fora da Europa, o Brasil receberá no dia 18 até dia 20 de outubro o Fórum Mundial de Bioeconomia 2021, especificamente em Belém, Pará. O evento reunirá palestrantes e especialistas de todo o mundo para promover discussões sobre aplicações da bioeconomia. A intenção do Fórum é mostrar a bioeconomia circular local para o mundo, compartilhar seu desenvolvimento e estabelecer uma troca de experiências com outras regiões do globo. Além do fato da cidade estar localizada na Amazônia, um ecossistema de alto interesse para bioeconomia já estabelecida e em desenvolvimento. Para mais informações, acesse.

Mas você sabe o que é bioeconomia? Conhece a sua interdependência com a biotecnologia? Aqui, vamos explicar um pouco mais sobre essa área, trazendo uma introdução, pois este é um assunto amplo que gera muito debate e tem diversas implicações.

A Bioeconomia ainda não possui um conceito fixo, mas pode-se entendê-la como a construção de uma cadeia produtiva baseada na aplicação e conservação de recursos biológicos para a criação de bens e serviços, garantindo que não haja esgotamento de recursos naturais. Assim, a bioeconomia é a base do desenvolvimento sustentável.

Para garantir que o desenvolvimento sustentável ocorra, é necessário o uso de biotecnologias que auxiliem todas as cadeias produtivas a se ajustarem às novas necessidades do mundo atual, considerando os impactos ambientais e a qualidade de vida da população. Dessa forma, a bioeconomia é pautada na pesquisa, ciência e tecnologia, buscando desenvolver produtos e processos que agreguem à vida humana sem causar perdas para as gerações atuais e futuras. 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bioeconomia é um mundo onde a biotecnologia contribui com parcela importante da produção econômica. Sua emergência está relacionada a princípios relativos ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade ambiental. […] Além de movimentar cerca de  2 trilhões de euros e gerar aproximadamente 22 milhões de empregos. (OCDE, 2009)

Quando se sabe que a biotecnologia se utiliza dos seres vivos, ou seus subprodutos, para criar produtos e processos por vias tecnológicas, se torna nítida a relação entre essa área do conhecimento e a bioeconomia. Com ajuda dela, o mundo será capaz de romper as atuais práticas econômicas não sustentáveis e partir para sistemas com economia circular e de base biológica. Portanto, uma biotecnologia bem desenvolvida é responsável por empregar efetivamente os bioprodutos em diversos campos, como biocombustíveis, biopolímeros, alimentos fortificados, biofármacos e vacinas, cosméticos, biodefensivos, entre muitos outros.

No Brasil, a ciência da bioeconomia não é novidade. Tendo em vista a iniciativa do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) na década de 1970, e considerando a imensa biodiversidade encontrada em nosso país, a bioeconomia pode contribuir para a manutenção da nossa fauna e flora, além de garantir um grande desenvolvimento nacional, com produtos, subprodutos e processos únicos que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais.

Quer saber mais sobre a biotecnologia como profissão e ciência? Acompanhe a LiNAbiotec nas redes sociais: Instagram: @lina_biotec; Twitter: @LiNAbiotec; Facebook: LiNAbiotec .

Escrito por Agatha Kubo (UNESP) e Ariane Fernandes (UFC), revisado por Daniel Guimarães (UFBA-IMS), com artes de Emeline Huk (PUCPR)

REFERÊNCIAS

DIAS, Rodnei Fagundes; CARVALHO FILHO, Carlos Alberto Aragão de. Bioeconomy in Brazil and in the World: current situation and prospects. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 1, p. 410-430, 2017. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20170023. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rodnei-Dias/publication/313812849_Bioeconomy_in_Brazil_and_in_the_World_Current_Situation_and_Prospects/links/58aad6fb92851cf0e3c71cdd/Bioeconomy-in-Brazil-and-in-the-World-Current-Situation-and-Prospects.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

EMBRAPA. Bioeconomia. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-bioeconomia. Acesso em: 11 out. 2021.

OCDE. The Bioeconomy to 2030: Designing A Policy Agenda.2009. ISBN 978-92-64-03853-0. Disponível em: http://biotech2030.ru/wp-content/uploads/docs/int/The%20Bioeconomy%20to%202030_OECD.pdf Acesso em: 11 out. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *