Prevenção em tempos de Covid-19: a sua melhor arma
O mundo enfrenta um período difícil diante da pandemia causada pelo coronavírus, e pelo fato de ainda não haver uma vacina disponível, a prevenção é a única alternativa no momento para não ser infectado. Confira abaixo medidas recomendadas por especialistas de saúde:
- Limpeza das mãos:
O vírus causador da COVID-19, o coronavírus Sars-CoV-2, é transmitido por gotículas de saliva, tosse, espirros e contato próximo de pessoas infectadas. A infecção se dá quando o vírus entra em contato com mucosas dos olhos, nariz ou boca. Após as partículas virais serem expelidas por algum portador do vírus, elas podem permanecer nas mãos e no rosto, e em superfícies que tocamos com frequência como corrimões, maçanetas e botões de elevador. Por isso é tão importante a higiene das mãos, já que elas estão sempre em contato com superfícies que podem estar infectadas, e também por levarmos constantemente as mãos ao rosto.
A limpeza das mãos pode ser feita com água e sabão e com álcool líquido ou em gel. São produtos simples, mas que tem grande eficácia contra o coronavírus. Isso porque a estrutura do Sars-CoV-2, bem como da maioria dos vírus, consiste numa camada de lipídeos (gordura) e proteínas que envolve o material genético do vírus. As proteínas que são necessárias para que o vírus infecte nossas células estão imersas nessa camada lipídica externa, e o sabão e o álcool são capazes de quebrar essa estrutura, impedindo então que o vírus seja capaz de nos infectar. Para uma inativação eficaz do vírus as mãos devem ser esfregadas por 20 a 30 segundos, abrangendo toda a superfície das mãos, punhos e debaixo das unhas. Isso deve ser feito tanto com água e sabão quanto com álcool em gel. Vale dizer também que é preferível lavar as mãos com água e sabão se você estiver num ambiente em que eles estejam disponíveis. Reserve o álcool em gel para quando estiver impossibilitado de lavar as mãos propriamente. Além disso, para a limpeza eficaz a porcentagem do álcool em gel deve ser de 70%, nem mais nem menos.
- Uso de máscaras:
O uso de máscaras tem sido recomendado por autoridades de saúde
para conter a propagação do coronavírus. É recomendado que elas sejam usadas sempre que houver a necessidade de sair de casa ou quando entrar em contato com pessoas fora do seu convívio. O uso de máscaras cirúrgicas e N95 deve ser priorizado para profissionais de saúde, então máscaras caseiras podem ser usadas. Alguns cuidados devem ser tomados, como:
– Colocar a máscara com cuidado, pelo elástico ou amarração, cobrindo olhos e boca. As mãos devem estar limpas;
– Evitar tocar a máscara durante o uso;
– Tirar a máscara com cuidado, puxando pelo elástico e lavando as mãos após a retirada;
– Trocar de máscara se esta ficar úmida;
– Em caso de máscaras caseiras de pano, lavar a máscara com água e sabão e deixar secar ao sol.
- Limpeza de superfícies e embalagens:
A limpeza de superfícies como maçanetas e corrimões deve ter uma
atenção especial, podendo ser feita com álcool 70%. A limpeza de compras recém-chegadas do supermercado também deve ter uma atenção especial, podendo ser feita com água e sabão.
- Distanciamento social:
A medida é essencial para diminuir a velocidade da propagação do coronavírus. Deve-se evitar ao máximo sair de casa, reservando-se apenas a idas ao mercado e farmácia por exemplo. Quando houver a necessidade de sair, o uso da máscara é essencial, bem como a manutenção de uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas. Evite aglomerações! Quando chegar em casa, não entre de sapatos! Higienize objetos que possa ter usado, como carteira, celular e chaves, além de lavar suas roupas e tomar banho.
Referências:
Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber: https://coronavirus.saude.gov.br/
Autoria: Ana Rebouças – graduanda em biotecnologia pela Universidade de Brasília