A Covid-19 vem acometendo inúmeras pessoas e fazendo várias vítimas desde a descoberta do novo coronavírus em dezembro do ano passado. O vírus possui uma alta taxa de transmissão, de uma para três pessoas, sendo altamente contagiosa. Diante deste cenário, órgãos governamentais e a Organização Mundial da Saúde se empenham em fornecer todas as informações necessárias à população a fim de evitar a disseminação da doença.
Diversos sintomas já foram registrados em pessoas que apresentaram teste positivo para o vírus, entretanto deve-se estar mais atento aos principais como febre, tosse seca e fadiga. Além disso, muitos também podem ter congestão nasal, diarréia, dores de cabeça e de garganta. Apesar de 80% dos infectados se recuperar sem tratamento hospitalar, pessoas em grupo de riscos, como portadores de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, câncer e outros problemas médicos podem desenvolver quadros clínicos graves com dificuldades para respirar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas que apresentam os sintomas de forma branda geralmente fazem parte dos 80% de infectados que se recuperam em casa e, dessa forma não necessitam se dirigir ao hospital. Assim, devem procurar o isolamento domiciliar e monitorar a evolução de seus sintomas. Caso apresente dores no peito ou dificuldade para respirar é necessário procurar ajuda médica urgente. Ao se dirigir à unidade de saúde deve-se vestir máscara, manter um metro de distância das outras pessoas e não tocar em superfícies com as mãos. Caso o indivíduo resida em área onde casos de dengue e malária são recorrentes, é importante não ignorar os sintomas mais brandos. O ministério da saúde também recomenda que pessoas com suspeita de Covid-19 permaneçam em casa por 14 dias. Além disso, caso haja outros moradores na mesma residência, estes devem dormir em quartos separados, manter um metro de distância da pessoa doente e os móveis devem ser frequentemente limpos com álcool 70%. Os outros residentes também devem ficar atento aos sintomas e caso haja suspeita ou teste positivo para a doença, o período de 14 dias deve ser renovado para todos os moradores.
Referências:
World Health Organization. Q&A on coronaviruses (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=symptoms. Acesso em: 28 abr. 2020
Ministério da Saúde. Sobre a doença. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 28 abr. 2020.
Texto produzido por Hiago Leão Ferreira graduando em Biotecnologia na UFBA Campus Vitória da Conquista