COVID-19 ou mais conhecido como Coronavírus, quem diria que algo invisível a olho nu seria capaz de se tornar o centro das atenções em todo o mundo? E mais ainda, quem diria que o mundo pararia em pleno 2020?
Pois é, a vida é uma caixa de surpresa, não é mesmo?!
Afinal, o que é o Coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo membro dessa família é o COVID-19, ele causa uma infecção pulmonar grave podendo levar a morte. Os sintomas do COVID-19 são tosse, febre, cansaço e em casos graves, dificuldade para respirar.
Segundo o Ministério da Saúde, foi em 1937 que os primeiros coronavírus humanos foram identificados. No entanto, somente em 1965, quase 30 anos depois, que o vírus foi descrito como Coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, ou seja, sua aparência, sendo semelhante a uma coroa.
Você deve se estar se perguntando: Por quê eu tenho que estar de quarentena? Na minha cidade não teve casos.
Inicialmente acreditava-se que apenas entrando em contato com pessoas que viajaram para locais onde a doença estava se espalhando é que seríamos infectados com o vírus, mas isso logo foi anulado quando cientistas começaram a verificar que ao passar dos dias o vírus estava sofrendo mutações, ou seja, ele estava mudando sua carga e se adaptando a novos ambientes.
As formas de transmissão hoje são contato físico com pessoas contaminadas, espirros, tosses, saliva e até contato com objetos contaminados como celulares e maçanetas.
Objetos contaminados? Como assim?
Isso mesmo, o vírus também pode ser transmitido por meio de superfícies. Em algumas superfícies o Covid-19 pode infectar em até 3 dias. Veja nesse exemplo abaixo, quanto tempo depois de entrar em contato o vírus consegue contaminar a partir de um objeto.

E o que devo usar para limpar as coisas então?
Além de utilizar água e sabão para lavar as mãos e objetos, deve-se utilizar também álcool a 70%, lembrando que tem o que é para pele e o que é para superfícies, água sanitária e detergentes.
Quais são os exames feitos para a detecção?
Os principais exames para diagnóstico do Coronavírus são os RT-PCR, que utilizam a biologia molecular. Nele, uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente é levada ao laboratório para uma busca minuciosa pelo material genético do Covid-19. Apesar de confiável, é relativamente caro e demorado.
Outro método utilizado é os testes rápidos, que também utiliza secreção nasal e de garganta ou sangue. Nele é medido a quantidade de dois anticorpos (o IgM e o IgG) que são produzidos pelo organismo quando entra em contato com o vírus. É barato de se fazer, mas em compensação sua confiabilidade é baixa pois, preciso que haja uma quantidade mínima dessas moléculas circulando para se ter o resultado.
Tem tratamento?
Ainda não existe tratamento específico para as infecções causadas pelo Coronavírus.
A medicação prescrita vai depender do estado do paciente, ela servirá para aliviar os sintomas. Em casos mais graves, pacientes são hospitalizados e a depender, enviados para Unidade de Terapia Intensiva(UTI).
Cientistas de todo o mundo estão em busca de medicações e vacinas para tratar e prevenir as infecções causada pelo Coronavírus.
A melhor forma de prevenção atualmente contra o COVID-19 é o isolamento social, a forma de profilaxia mais adotada no mundo até ocorrer o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus.
#Ficaemcasa
#Fiquebem
Autoria: Polo UFPB