A história da Biotecnologia no Brasil.

A primeira definição do termo “Biotecnologia” foi feita no ano 1919 pelo engenheiro húngaro Karl Ereky e dizia que: “Biotecnologia é uma ciência e os métodos que permitem a obtenção de produtos a partir da matéria-prima, mediante a intervenção de microrganismos”. Após algumas ratificações o termo passou a ser: “qualquer aplicação tecnológica que usa sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para criar ou modificar produtos e processos para usos específicos”. Ao ver ambas essas definições podemos notar uma certa amplitude no conceito e consequentemente presumir a multidisciplinaridade desta área que vem tornando-se cada vez mais importante para o desenvolvimento de países. Frequentemente, vemos novidades na ciência que surgem através da Biotecnologia, mas e no Brasil como está o desenvolvimento desta área?
O número de cursos superiores que carregam o nome Biotecnologia tem crescido vertiginosamente, alcançando em 2018 por volta de 60 cursos no sistema e-MEC. O desenvolvimento da Biotecnologia como profissão também tem sido expressivo no Brasil, dados coletados pela Sociedade Brasileira de Biotecnologia em dezembro de 2017 apontam que há cerca de 736 indústrias de Biotecnologia distribuídas pelo país. Dentre essas está a SuperBAC que é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil. Vale ressaltar que a região que mais destaca-se é a de São Paulo, onde estão concentradas uma grande parte dessas empresas.
Como é de conhecimento de muitos a Biotecnologia é uma profissão ainda não regulamentada no Brasil, portanto, é de grande importância citar, como parte do histórico do seu desenvolvimento no país, a criação da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec) que dentre as muitas atividades, uma delas é a luta pela regulamentação da profissão. É importante da destaque também, a toda e qualquer organização que de alguma forma contribua para o desenvolvimento da Biotecnologia no país.
Além de tudo o que já foi citado, é de grande relevância falar da contribuição de cada cientista, de cada um dos Biotecs e de todas as descoberta já feitas através dos esforços dessas mentes brilhantes. Saibam, portanto, que vocês são partes fundamentais para o desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *