ALUMIÁ: ILUMINANDO IDEIAS PARA TRANSFORMAR O MUNDO

No dia 25 de maio, o Polo da LiNAbiotec na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, realizou, já em clima junino, o I Alumiá, com o objetivo de promover soluções biotecnológicas sustentáveis para as principais demandas do estado. Durante a manhã, foram discutidos assuntos relacionados ao tema e, à tarde, foi realizado um workshop de empreendedorismo e desenvolvimento de startups.

A Vice-diretora do Centro de Biotecnologia da UFPB, Prof.ª Drª Fabíola Nunes, fez a abertura do evento, falando sobre inovação em Biotecnologia. Logo em seguida, o economista Paulo Fernando Cavalcanti, também professor da UFPB, apresentou a Rede Plades Nordeste. A Rede faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades), idealizado e implementado pelo economista com o objetivo de reunir e articular atores institucionais, além de debater e apresentar à sociedade a estratégia de desenvolvimento territorial em redes de arranjos produtivos locais.

Para inspirar os participantes, Rychard Guedes, aluno do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), apresentou o case da “Bubu Digital”, premiada na Brazil Conference at Harvard & MIT. Neste projeto, Rychard, Adjamilton Júnior e Júlio Coêlho, desenvolveram uma chupeta capaz de monitorar a saúde de crianças por meio de sensores de temperatura e umidade, a fim de auxiliar pais e mães a cuidarem de seus bebês e, consequentemente, contribuir para redução da mortalidade infantil no Brasil e no Mundo.

Apresentações da manhã e público do evento. De camisa branca personalizada, o time do Polo UFPB.

Após as apresentações, os palestrantes participaram de uma mesa-redonda sobre Biotecnologia na Paraíba. Também fez parte da mesa a professora do CBiotec Sildivane Valcácia, doutora em Ciência Veterinária, com ênfase em Biotecnologia da Reprodução Animal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. A graduanda do sétimo período de Biotecnologia, Cely Ferreira, também compôs a mesa e compartilhou sua experiência com projetos de compostagem e cultivo vegetal durante o estágio na Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA).

O Workshop de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Startups foi facilitado por Vanessa Pessoa, consultora de inovação tecnológica e marketing, e  Jorge Wanderley, fundador do primeiro espaço coworking da Paraíba, o Tot Coworking. Além deles, contamos com John Allef, fundador da HY Biotec e  graduado em Biotecnologia pela UFPB, Cláudio Piomonte, empreendedor na YpControl e presidente da Associação de Usuários de Tecnologia da Paraíba (SUCESU PB), e  membros do Laboratório de Empreendedorismo (Labemp) – UFPB, João Guilherme, Eduardo Cunha e Eduardo Soares, mentorando e participando da avaliação das equipes formadas no workshop.

Workshop de empreendedorismo e desenvolvimento de startups. No centro, a equipe vencedora.

 

Os times foram desafiados a desenvolver uma solução inovadora para problemas e desafios a partir de princípios do Design Thinking. Entre as ideias apresentadas, houveram soluções para divulgação e incentivo da carreira científica, alternativas para os resíduos orgânicos em condomínios e propostas de melhorias identificação de bactérias em diagnósticos hospitalares.  A equipe vencedora, por sua vez, idealizou um dispositivo para o controle da validade de alimentos e foi agraciada com kits da Sicoob Nordeste, uma visita à fábrica da Hemobrás – Empresa de Hemoderivados e Biotecnologia, localizada em Goiânia/PE,  e dois meses de mentoria do Labemp UFPB. O Alumiá, certamente, causou o impacto proposto. O Polo UFPB pretende organizar mais momentos de conhecimento, networking e produtividade como esse!

 

Créditos ao Polo UFPB, que organizou o evento e escreveu a notícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *